Covid-19 pode deixar sequelas em até 25% dos casos

Covid-19 pode deixar sequelas em até 25% dos casos

Entre as pessoas que tiveram covid-19 nos EUA, um quarto procurou atendimento para outros problemas médicos pelo menos um mês após o primeiro diagnóstico, segundo um estudo publicado ontem, citado pelo jornal “The New York Times”. Esses pacientes incluem aqueles que se infectaram com o coronavírus, mas foram considerados inicialmente assintomáticos.

A pesquisa foi realizada pela organização sem fins lucrativos FAIR Health e analisou dados de aproximadamente 2 milhões de usuários de empresas privadas de seguro-saúde que testaram positivo para covid-19 entre fevereiro e dezembro de 2020.

Segundo a análise, 23,2% desses pacientes - mais de 450 mil pessoas - voltaram ao médico menos de 30 dias depois do atendimento inicial queixando-se de outros problemas de saúde. A FAIR Health afirmou que a sua pesquisa é o maior estudo conhecido sobre a duração dos efeitos da covid-19. A condição pós-covid-19 mais presente entre esses pacientes foi a de dores e inflamações de nervos, que foi relatada por quase 100 mil pesquisados.

Dificuldades respiratórias, colesterol alto, mal-estar geral e fadiga, bem como casos de hipertensão, também estão entre as condições mais comuns. Além desses, problemas intestinais, enxaquecas, infecções de pele, anomalias cardíacas, distúrbios do sono e anomalias de saúde mental também foram relatados.

A FAIR Health disse que submeteu o estudo a um revisor acadêmico independente. E esclareceu que a amostra não se estendeu a pacientes atendidos por planos subsidiados pelo governo nos programas mais populares - Medicare A, B e D e Medicaid. Pacientes com doenças crônicas pré-existentes não foram incluídos no estudo em razão da dificuldade de se distinguir quaisquer sintomas pós-covid-19 dos sintomas associados à doença pré-existente.

Fonte: Valor Econômico

Compartilhe: Facebook Twitter Google Plus Linkedin Whatsapp