Liderança aponta riscos na divulgação da comissão

Liderança aponta riscos na divulgação da comissão

O presidente do Sincor-SE, Érico Melo Nery, gravou e divulgou um vídeo no qual comenta e alerta para os riscos inerentes a algumas propostas defendidas pela nova superintendente da Susep, Solange Vieira, principalmente no que se refere à comissão do corretor de seguros. “Vejo com grande preocupação essa pecha que colocam no corretor de que somos nós que encarecemos o seguro. Na verdade, o corretor é, de fato, o regulador do preço, exercendo o seu papel consultivo, ao cotar os valores nas seguradoras e apresentar aos segurados as propostas que melhor se adequem às suas necessidades”, afirma Érico Melo, em entrevista ao CQCS.

Segundo ele, neste momento “transição” no mercado, com a nova diretoria da Susep demonstrando a intenção de promover mudanças profundas na legislação do setor, há o risco de serem aprovadas medidas que, a médio e longo prazo, trarão prejuízos para todos. “Fico receoso que a Susep aprove essa proposta de mostrar o valor da comissão na apólice. No primeiro momento, até é possível que alguns aventureiros coloquem comissões mais baixas. Mas, a médio e longo prazo, isso vai afetar toda a categoria. Afinal, temos custos, que não são baixos, para bancar a operação”, destaca Melo.

O presidente do Sincor-SE destaca ainda que não é justo difundir a ideia de que o corretor de seguros brasileiro recebe uma das maiores taxas comissão do mundo, como declarou recentemente a superintendente da Susep. Na avaliação dele, esse tipo de posicionamento “não contribui em nada” para o desenvolvimento do mercado. “O importante é o custo final e, para isso, é fundamental ter o corretor como moderador”, observa.

Ele explica que o vídeo expressa este momento de transição e ressalta que é salutar o desejo da nova superintendente da Susep de promover ações que favoreçam a ampla concorrência. “Porém, não é a comissão do corretor que vai dificultar a maior penetração do seguro na sociedade”, finaliza.

Fonte: CQCS

Compartilhe: Facebook Twitter Google Plus Linkedin Whatsapp