Mercado terá crescimento real de 7% este ano

Mercado terá crescimento real de 7% este ano

Em 2017, o mercado de seguros teve um desempenho bastante promissor, principalmente se comparado a outros setores da economia, devendo registrar um crescimento de 7%, em termos reais, enquanto o PIB dever crescer apenas cerca de 1%, afirmou o presidente da CNseg, Marcio Coriolano, durante o almoço de fim de ano do Sindicato das Seguradoras de São Paulo, ocorrido nesta quinta-feira, 7, no Hotel Intercontinental, na capital paulista.

E, para ele, essa resistência do setor não é obra do acaso, devendo ser atribuída, principalmente, a quatro fatores. Primeiro, ao trabalho empreendido pelos empresários do mercado segurador em prol de um ajuste operacional, visando uma melhor eficiência administrativa e uma maior capacidade de solvência. Empresários que, apesar de tudo, continuaram a depositar confiança no País e em sua capacidade de recuperação, mantendo os investimentos e as contratações de mão de obra.

Em segundo, devido a uma melhoria constante dos fundamentos da política econômica do Governo, o que contribui para o aumento do ambiente de confiança. Confiança, esta, reforçada pela reconhecida evolução da interlocução do setor com o Governo, com a ambição do setor de colocar-se no centro das políticas públicas tendo encontrado um terreno mais fértil, sendo este o terceiro fator.

E, por fim, devido a um crescimento da consciência da população a respeito da importância da proteção securitária.

A conjunção desses fatores levam o presidente da CNseg a acreditar que “temos todas as condições para mirarmos 2018 com confiança, apesar das dificuldades que se apresentarão por tratar-se de um ano eleitora, com o Congresso mais travado”. E, considerando esse cenário, afirmou que o momento é mais que oportuno para os militantes do mercado propugnarem um programa mínimo de políticas microeconômicas que independam do processo legislativo para que o setor continue a crescer.

O presidente do Sindseg-SP, Mauto Cesar Batista, também manifestou otimismo com o desempenho do setor, destacando, ainda, as diversas ações empreendidas pelo Sindicato em prol do fortalecimento do seguro, como as envolvendo a disseminação da cultura do seguro entre jovens e a educação da sociedade para a segurança no trânsito.

O encontro contou, ainda, com uma homenagem ao secretário da Educação do Estado e São Paulo, José Renato Nalini, que destacou a importância de se investir em educação. “Não vamos apostar na ignorância, que é nefasta”, concluiu.

 

Fonte: CNSeg

Compartilhe: Facebook Twitter Google Plus Linkedin Whatsapp