Pesquisa da Fenacor mostra a evolução do mercado

Pesquisa da Fenacor mostra a evolução do mercado

O estudo “Análise Estatística – Fenacor”, que analisa a evolução mensal do mercado de seguros brasileiro, com enfoque no desempenho dos estados e regiões, com base em dados oficiais da Susep, indica que, somados, o Sudeste e o Sul geraram o equivalente a 79% da receita global de prêmios apurada de janeiro a setembro.

O Sudeste manteve, com folgas, a liderança do setor. Contudo, a sua fatia caiu de 61% para 60% do faturamento do mercado de seguros entre setembro de 2017 e o mesmo mês no atual exercício.

Já a Região Sul ficou em segundo lugar, mas aumentou a sua participação de 18% para 19% entre os dois períodos comparados.

O Centro-Oeste também avançou, aumentando a sua fatia no bolo de 9% para 10%, “empurrando” o Nordeste para a quarta posição com 9% da arrecadação. Em setembro de 2017, as duas regiões estavam empatadas, com 9%.

O Norte ficou também manteve estável a sua participação, com apenas 2%.

A pesquisa foi coordenada pelo consultor Francisco Galiza, segundo o qual o faturamento total do setor de seguros subiu 7% entre os dois períodos comparados, para aproximadamente R$ 84 bilhões.

Ele ressalta, porém, que esse percentual está influenciado pelo seguro DPVAT. “Quando excluímos a receita desse ramo de seguro, o crescimento do mercado sobe para 9%. Isso porque em 2018, assim como no exercício de 2017, houve um ajuste negativo nos prêmios do seguro DPVAT, conforme determinação do governo federal. Daí, essa diferença de dois pontos percentuais”, explica o consultor.

Fonte: cqcs

Compartilhe: Facebook Twitter Google Plus Linkedin Whatsapp