Projeto exige divulgação de carros sem cobertura

Projeto exige divulgação de carros sem cobertura

As seguradoras de veículos podem ser obrigadas a publicar em seus sites a lista de modelos de carros excluídos da cobertura. É o que determina o Projeto de lei 1.746/16, que tramita na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O projeto, de autoria da deputada Martha Rocha (PDT), determina que o Procon-RJ deverá fiscalizar a norma. Em caso de descumprimento, o infrator estará sujeito às penalidades previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. Os valores serão revertidos para o Fundo Especial para Programas de Proteção e Defesa do Consumidor.

Segundo a autora da proposta, esta visa a tornar mais clara a relação entre consumidor e seguradora, obrigando que a empresa disponibilize uma lista dos veículos que não podem ser segurados, de modo que não sejam geradas expectativas no consumidor quanto à possibilidade ou não de realizar o seguro, em especial o segurado já possui apólice da mesma seguradora.

“Embora cada vez mais popular, o contrato de seguro ainda é obscuro para o consumidor. Muitas vezes o seguro é negado e a resposta é que a seguradora não trabalha com determinado modelo de veículo”, afirma Martha Rocha.

Fonte: O Globo

Compartilhe: Facebook Twitter Google Plus Linkedin Whatsapp