Seguro empresarial deve ser encarado como investimento

Seguro empresarial deve ser encarado como investimento

“É preciso entender melhor os princípios do mercado de seguros, para então entendermos a importância do contrato que, antes de tudo, é um contrato de boa fé”, afirmou o deputado federal e presidente do SINCOR-GO, Lucas Vergilio, ao dar início à quinta etapa do Goiás Mais Seguro, em Catalão, na manhã desta terça-feira (24). O evento, que desta vez foi realizado no auditório da Associação Comercial, Industrial e Serviços (ACIC/CDL), tem como objetivo difundir a cultura do seguro no estado de Goiás.

Lucas Vergilio falou a respeito da importâncias das apólices de seguro para empresas. O deputado expôs dados que comprovam que empresas que vivenciaram grandes sinistros encerraram suas atividades nos seis meses posteriores ao fato. “Isso acontece justamente por não terem planejado de forma responsável e consciente a possibilidade de um grande risco”, explicou. Segundo ele, é preciso analisar as ameaças que possíveis sinistros podem causar, como danos materiais e à imagem da marca e parada de produção. “A contratação de seguro empresarial deve ser pensada no planejamento estratégico de qualquer instituição, além de ser encarada como um investimento para a proteção e continuidade do negócio”, explicou.

O presidente do SINCOR-GO falou sobre o projeto que ele propôs na Câmara (PLP 1/15) que trata da obrigatoriedade da contratação de seguros por promotores e organizadores de eventos artísticos, culturais e esportivos. “Nós tomamos como exemplo o ocorrido na Boate Kiss, em Santa Maria – RS, em que um incêndio matou 242 pessoas. Até hoje nenhum familiar foi sequer indenizado. Nós vamos vincular o alvará de funcionamento desses estabelecimentos a um seguro de incêndio e de responsabilidade civil. Dessa forma, o estabelecimento comercial vai estar apto a receber as pessoas, porque para se ter o alvará será preciso ter a apólice de seguro. E para tanto, é necessária uma vistoria que só será favorável se o local tiver condições técnicas de funcionamento.”

O deputado federal finalizou falando sobre o cenário atual. Na economia, ele explicou que vivemos um momento de queda de juros, controle da inflação e retomada do crescimento. Na política, a situação é conturbada e instável, o que é muito ruim para o empresário. No meio social, enfrentamos o desemprego, a violência e o caos na saúde pública. “O seguro é, justamente, a ferramenta que temos para nos blindar desses riscos e aproveitar as oportunidades.” Lucas lembrou que a participação do mercado de seguros continua aquém do potencial de sua economia. “O mercado representa 6% do PIB brasileiro. Nos países desenvolvidos, essa fatia alcança a casa dos dois dígitos”, comparou.

Seguindo a programação, a analista comportamental, profissional e self coach Raquel Nuevo proferiu palestra sobre motivação pessoal. “Nós não somos vítima das situações que acontecem em nossa vida. Temos responsabilidade em tudo que nos afeta, nem que seja quando escolhemos não reagir àquilo que nos faz mal”, afirmou. A profissional explicou que nós não precisamos ser reféns de tudo que passamos. É preciso cultivarmos em nossa mente pensamentos positivos, para que possamos ver mudanças em nosso dia a dia.

O diretor Territorial de Catalão, Mário de Pádua Castro, agradeceu a presença dos que estiveram presentes no evento. “É importantíssimo a realização de eventos que mobilizam a sociedade para refletir sobre o mercado de seguros, que representa um verdadeiro alicerce para a economia. Catalão certamente ganha muito com mais esse evento promovido pelo SINCOR-GO”, destacou.

Munir Stefanes Hammoud, gerente do Sicredi, ressaltou a importância de eventos como o Goiás Mais Seguros. “Nós tivemos noção real sobre a importância do seguro, seja dentro de uma empresa, ou de uma residência. Através do seguro, conseguimos proteger nosso patrimônio e por consequência ter uma vida mais digna”. O executivo ressaltou o excelente resultado das palestras e o alto nível dos palestrantes.

Fonte: Sincor-GO

Compartilhe: Facebook Twitter Google Plus Linkedin Whatsapp