Seguro para idosos: como a idade afeta a apólice?

Seguro para idosos: como a idade afeta a apólice?

De acordo com dados divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), os idosos podem pagar até 30% menos nas coberturas de um seguro auto.

Mas qual a razão dessa diferença ser praticada dentro do mercado? A explicação está no perfil e comportamento do condutor, fato que interfere positivamente na apólice das pessoas que atingiram a melhor idade.

Qual a faixa-etária de maior risco para seguro auto?

Quando o assunto é seguro auto, existe uma discrepância entre os perfis de apólice para cada idade. A faixa etária considerada de maior risco está entre os 18 e 24 anos.

Essa é uma etapa da vida em que muitos jovens obtêm a autorização para dirigir e, ao trafegar com os veículos, passam a usar o carro com maior frequência, inclusive em horários de maior fluxo e durante a noite.

Além disso, embora já estejam licenciados, devido a inexperiência no trânsito, muitos deles podem acabar se envolvendo em acidentes.

Por que o seguro para o idoso é mais barato?

A resposta está no perfil desses condutores que é muito diferente dos mais jovens e, portanto, são menos propensos a sofrerem acidentes.

Existe um consenso entre as seguradoras que motoristas acima de 60 anos são mais prudentes, pacientes e têm mais cautela.

Além disso, falando de uma forma geral, é bastante incomum que as pessoas que atingiram a melhor idade precisem utilizar o veículo durante os horários de maior fluxo de veículos no período da noite.

Outro fator que explica essa diferenciação é a rotina do idoso. Geralmente, esse perfil de público dirige menos, utilizando o carro somente para ir ao trabalho e levar aos filhos na escola, reduzindo assim o risco de furtos e colisões.

Conheça os diferenciais de um seguro auto para idoso

O seguro auto para idosos se assemelha às apólices convencionais em vários aspectos, principalmente em relação a coberturas básicas contra colisão, furto, roubo e incêndio, sem falar na possibilidade para contratação de seguro adicional.

Entretanto, existem outras vantagens que caem como uma luva para os idosos. Olha só!

Vantagens na negociação

Além do desconto na contratação de um seguro, o segurado na melhor idade pode ter outros benefícios.

No que diz respeito a forma de pagamento, a maioria das seguradoras dividem o valor em até 4 parcelas. Porém, algumas empresas fracionam a quantia em até 12 prestações.

Serviços personalizados

As seguradoras oferecem serviços específicos para esse público, como transporte para idas a consultas médicas ou em casos de necessidade para levar o carro ao mecânico. Além disso, é possível contratar os seguintes serviços:

Instalação de dispositivos eletrônicos;

Suporte no uso de computadores;

Assistência na movimentação de móveis;

Entrega e recolhimento de documentos.

Em quais situações é possível haver a recusa do seguro para idosos?

No que diz respeito a apólices direcionadas para os idosos, pode surgir a possibilidade de uma recusa na oferta do contrato.

As razões para essa reprovação podem ser diversas, inclusive ligadas a restrições de crédito, pendências no Detran, entre outros motivos.

Caso isso ocorra, é fundamental que a seguradora deixe claro o motivo pela não aprovação para que o segurado tome as providências necessárias para solucionar os possíveis problemas.

Além disso, seja qual for a idade, sempre a melhor opção é buscar compreender com um corretor de seguros como funciona a dinâmica para melhor contratação desse tipo de serviço.

Fonte: CQCS

Compartilhe: Facebook Twitter Google Plus Linkedin Whatsapp