Susep consulta entidades antes da autorregulação

Susep consulta entidades antes da autorregulação

Em entrevista coletiva para a imprensa, logo após participar de um painel na EXPO ABGR 2019, a superintendente da Susep, Solange Vieira, revelou que já está conversando com dirigentes de entidades que representam os corretores de seguros sobre a autorregulação da categoria. Segundo ela, a Medida Provisória 905/12, que efetivou a desregulamentação do Corretor de Seguros, revogando a lei 4.594/64 e vários artigos do Decreto Lei 73/66, foi necessária porque a Susep, há tempos, “não vem regulando adequadamente os Corretores de Seguros”.

Solange Vieira, mais uma vez, enfatizou a sua crença de que a categoria está suficientemente madura e responsável para se autorregular. “A autorregulação é um pleito antigo e a profissão não acaba agora. Tudo continua normalmente. A Susep não estava atuando como o regulador que deveria ser. Estamos com cadastro desatualizado há sete anos. A partir de agora, a Susep não será mais o órgão que autoriza os Corretores, credencia e descredencia.”, assinalou.

A superintendente da Susep disse ainda que, a partir de agora, a autarquia fará o acompanhamento da categoria através da Autorregulação.  “Certamente, vão surgir muito menos empresas de autorregulação do que a gente tem de corretores”, comentou.

Solange Vieira frisou também que a Escola Nacional de Seguros faz um bom trabalho e pode garantir a adequada formação do Corretor de Seguros. “A profissão não acaba. Existem cursos e programas de formação técnica. A gente aposta na capacidade do setor de se autorregular. Os novos cursos de corretores também vão depender de como quiserem construir conosco a regulamentação”, observou.

Fonte: cqcs

Compartilhe: Facebook Twitter Google Plus Linkedin Whatsapp